PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO
Tema:
A Chegada dos Portugueses às terras brasileiras
Conteúdo:
Descobrimento do Brasil
Descobrimento do Brasil
Objetivos:
-Estudar o Descobrimento do Brasil.
-Estudar o Descobrimento do Brasil.
-Abordar fatos históricos sob uma perspectiva crítica e ampla.
-Compreender e analisar como foi à chegada dos portugueses no Brasil.
Anos:
2º ao 3º.
2º ao 3º.
Tempo estimado:
Três aulas (150 min. aproximadamente).
Material necessário:
Fotocópia do mapa, pó de café usado e seco, solução de café usado, fitas de cetim verde e vermelho, papel, cartolina, lápis de cor, canetinhas e lápis.
Espaço utilizado:
Sala de Aula e Museu Histórico do Exército.
Desenvolvimento:
1ª etapa:
Incitar e questionar os alunos a pensar: Que pessoas vieram para o nosso território? Por que os portugueses vieram para estas terras? O que eles procuravam? Como vieram até aqui? Usar o mapa-múndi para ilustrar o caminho marítimo percorrido pelos portugueses para chegar às terras do Brasil. Aproveitar o momento para mostrar imagens, retiradas da internet.
(Pode mostrar outras.)
Em um segundo momento discutir com os alunos quais semelhanças e diferenças puderam observar. Conversar com os alunos sobre a aula-passeio e os acertos para realizar o passeio ao Museu Histórico do Exército.
2ª etapa:
Depois das autorizações do passeio assinadas, a visita agendada, os alunos, o professor e alguém da equipe pedagógica da escola irão até o Museu para visualizarem a exposição. O professor chamará a atenção dos alunos para os tipos de vestimenta, as várias culturas, os meios de transportes, o contexto do descobrimento, enfim as diferenças e transformações.
3ª etapa:
De volta à classe propor aos alunos a confecção de mapas envelhecidos, de forma a fazer com que os alunos identifiquem e discutam as rotas marítimas utilizadas pelos portugueses. Começar amassando a fotocópia do mapa várias vezes. Depois colocar numa bandeja e espalhar por cima a solução de pó de café usado quente (essa parte com o auxilio do professor), retirar o excesso do liquido, após polvilhar pó seco sobre o mapa ainda úmido. Depois é só deixar secar. Quando estiver seco, enrolar e amarrar com a fita.
Aproveitar o mapa pronto para discutir e aprofundar o tema abordando a linguagem da época, as formas de comunicação e o objetivo dos portugueses (Qual foi o real papel de Pedro Álvares Cabral na descoberta do Brasil? Será que os portugueses chegaram aqui por acaso?) em encontrar novas terras deixar que opinem à vontade.
Avaliação:
Avaliação:
Organizar a turma em grupos de três ou quatro alunos, distribuir folhas coloridas e cartolina para os alunos onde cada grupo deverá criar uma história em quadrinhos, narrando como foi à chegada das caravelas portuguesas nas terras do Brasil, utilizando o mapa produzido em sala. As criações serão expostas no mural, na escola, ou até mesmo em uma exposição para que os pais e os outros alunos possam aproveitar e ver os trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário