domingo, 15 de maio de 2011

Proposta de Atividade para Trabalhar o Descobrimento do Brasil!!

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO

Tema:
A Chegada dos Portugueses às terras brasileiras
Conteúdo:
Descobrimento do Brasil

Objetivos: 
-Estudar o Descobrimento do Brasil. 
-Abordar fatos históricos sob uma perspectiva crítica e ampla.
-Compreender e analisar como foi à chegada dos portugueses no Brasil. 

Anos:
2º ao 3º. 

Tempo estimado:
Três aulas (150 min. aproximadamente). 

Material necessário: 
Fotocópia do mapa, pó de café usado e seco, solução de café usado, fitas de cetim verde e vermelho, papel, cartolina, lápis de cor, canetinhas e lápis.


Espaço utilizado:

Sala de Aula e Museu Histórico do Exército.

Desenvolvimento
1ª etapa: 
        Incitar e questionar os alunos a pensar: Que pessoas vieram para o nosso território? Por que os portugueses vieram para estas terras? O que eles procuravam? Como vieram até aqui? Usar o mapa-múndi para ilustrar o caminho marítimo percorrido pelos portugueses para chegar às terras do Brasil. Aproveitar o momento para mostrar imagens, retiradas da internet.



(Pode mostrar outras.)

Em um segundo momento discutir com os alunos quais semelhanças e diferenças puderam observar. Conversar com os alunos sobre a aula-passeio e os acertos para realizar o passeio ao Museu Histórico do Exército.

2ª etapa: 
        Depois das autorizações do passeio assinadas, a visita agendada, os alunos, o professor e alguém da equipe pedagógica da escola irão até o Museu para visualizarem a exposição. O professor chamará a atenção dos alunos para os tipos de vestimenta, as várias culturas, os meios de transportes, o contexto do descobrimento, enfim as diferenças e transformações.

3ª etapa:
        De volta à classe propor aos alunos a confecção de mapas envelhecidos, de forma a fazer com que os alunos identifiquem e discutam as rotas marítimas utilizadas pelos portugueses. Começar amassando a fotocópia do mapa várias vezes. Depois colocar numa bandeja e espalhar por cima a solução de pó de café usado quente (essa parte com o auxilio do professor), retirar o excesso do liquido, após polvilhar pó seco sobre o mapa ainda úmido. Depois é só deixar secar. Quando estiver seco, enrolar e amarrar com a fita.
Aproveitar o mapa pronto para discutir e aprofundar o tema abordando a linguagem da época, as formas de comunicação e o objetivo dos portugueses (Qual foi o real papel de Pedro Álvares Cabral na descoberta do Brasil? Será que os portugueses chegaram aqui por acaso?) em encontrar novas terras deixar que opinem à vontade.

Avaliação: 
        Organizar a turma em grupos de três ou quatro alunos, distribuir folhas coloridas e cartolina para os alunos onde cada grupo deverá criar uma história em quadrinhos, narrando como foi à chegada das caravelas portuguesas nas terras do Brasil, utilizando o mapa produzido em sala. As criações serão expostas no mural, na escola, ou até mesmo em uma exposição para que os pais e os outros alunos possam aproveitar e ver os trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário