sexta-feira, 17 de junho de 2011

Plano de Aula de Artes

Esse plano de aula é importante para trabalhar a socialização entre a turma e minimizar o estado de agressividade dos alunos. Espero que gostem!!
             Contexto: Aproveitando os acontecimentos atuais sobre bullying nas escolas. A professora propõe uma atividade que possa trabalhar esse sentimento e ajudar os alunos a compreender que certas brincadeiras magoam e machucam uns aos outros. Iniciando a atividade sem que eles saibam o porquê, só após ela explicará os motivos, para que dessa maneira eles possam se soltar mais. Este planejamento poderá ser concluído em dois dias.
            Numa turma de 4º ano, com mais ou menos 30 alunos a professora começa a sua aula com uma atividade de reflexão:

            Integração:
            A professora começa dizendo que irá fazer uma brincadeira chamada: “Jogo de Expressões Fisionômicas” que parecido com a mímica, só que ao invés de imitarmos o gesto de um objeto ou coisa, iremos fazer gestos de algumas atitudes ou situações costumeiras. A professora dividirá a turma em grupos de 6, onde cada grupo vai expressar a ação e os outros grupos deverão dizer o que estão entendendo.
            Após a divisão dos grupos a professora inicia a brincadeira, esse momento será como uma pesquisa para a educadora poder compreender como eles reagem a certas “brincadeiras” e situações diferentes enfrentadas.
A professora pedirá para cada grupo “encenar” duas ou mais ações; sempre perguntando no final de cada ação descrita como eles se sentem e como eles reagiriam; e anotará no quadro os relatos dos alunos. Exemplos: Saindo da escola, vocês encontram uma caixa de cachorrinhos abandonados; durante o recreio você recebe uma bolada no nariz; todos os dias um grupo de colegas da mesma classe de bate; alguém pisa no seu pé; seus pais brigam antes de você ir para a escola e você vê tudo; vocês recebem um presente; é fim de ano e você ficou reprovado; é seu aniversário e você comemora com seus amigos soprando as velinhas; vocês ganharam um saco de laranjas, mas quando começam a chupar, elas estão azedas; sua mãe recebe o seu boletim e diz que você está de parabéns, pois você tirou boas notas; durante a aula todos escutamos tiros; depois de um dia inteiro o sinal bate, é hora de ir embora, um colega de apelida de gordo/magro/baixo.
Após esse momento a professora avalia como as crianças reagem a certos contextos, e agora explica o que significa o bullying, como podemos evitar e como podemos enxergar em nós mesmos se nossas ações estão certas ou erradas.

Estímulo Cênico:
Após a conversa formal entre a professora e os alunos sobre o tema, ela irá propor que cada aluno desenho numa folha de papel algo que represente o seu humor, o seu momento atual, como está se sentindo e o que sente (felicidade, tristeza, magoa, raiva, etc.) quando vem para a escola.
Em seguida, ela irá propor que cada grupo escolha uma situação que foi representada na brincadeira do inicio da aula e represente a situação escolhida em uma cartolina, utilizando recortes de jornais, figuras, papéis coloridos, canetinhas, enfim usando a imaginação.
Depois que cada grupo já vez o cartaz, e sendo avaliado conforme os desenhos e as representações durante a brincadeira, a professora pode focar no assunto “bullying” e trabalhar isso com os alunos, mostrando que existem diferenças e essas diferenças precisam ser aceitas. Que existe um documento chamado “Constituição Brasileira” e que nele vem descrito nossos direitos e deveres.

Composição Cênica:
Após a conversa informal, provavelmente no outro dia, a professora disponibiliza para os alunos uma caixa com objetos e adereços, explicando que podemos utilizar um mesmo objeto para representar várias coisas, com isso ela pede para que os grupos se juntem e discutam como representarão; como em um teatro; a mesma situação escolhida feita no cartaz. Os alunos poderão utilizar a linguagem verbal, os sons, objetos e espaços que quiserem.

Avaliação:
Ao fim de cada encenação a professora pergunta aos alunos observadores: O que eles entenderam? O que viram? Como podemos solucionar (caso seja uma situação-problema)? O que vocês acharam da ação cênica dos colegas? O que podemos concluir com isso? Sempre utilizando o diálogo e aceitando a opinião de cada aluno.
            Depois de concluído a atividade por todos os grupos, a professora pode combinar com a turma uma apresentação para os pais assistirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário